quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Filme: Intocáveis


Driss (Omar Sy) não está realmente preocupado com o fato de a mãe tê-lo expulsado de casa. Ou de não ter emprego. Desde que consiga as assinaturas necessárias para o seguro desemprego, está tudo bem. Para tal, vai a uma entrevista de emprego na casa de Philippe (François Cluzet), um milionário tetraplégico que precisa de alguém para cuidar dele. Driss é diferente de todos os outros entrevistados. Ele não quer o emprego de verdade, e não é cuidadoso ao falar com Philippe, como todo o resto. E, apesar de tudo, é o escolhido para o cargo.

Inicialmente Driss recusa, mas a banheira que há no que seria seu banheiro se aceitasse o emprego o convence. No começo, ele reluta em executar algumas das tarefas que lhe cabem, mas logo se acostuma com o cargo e vai aos poucos construindo uma relação de amizade com Philippe que os trás de volta à vida.

Há muitos filmes sobre amizade. Desses, apenas uma parcela consegue retratá-la em toda a sua beleza. E desses ainda, poucos são bem-sucedidos. Intocáveis consegue tudo isso. A amizade entre Driss e Philippe emociona, e não é forçada ou incredível. Não exagera no drama, numa tentativa (muitas vezes inútil) de levar o telespectador às lágrimas. Simplesmente transcorre, em sua simplicidade, por vezes fazendo rir, por vezes comovendo.

Fato que enaltece o filme é ser baseado em uma história real. Então, mesmo que saibamos que a realidade não é exatamente como a forma retratada, não podemos deixar de pensar em algum momento "uau, isso é mesmo possível".

Adorei todos os personagens, cada um, especialmente Driss, em seu jeito irreverente e engraçado. Os atores dos dois principais também são memoráveis. Um aspecto curioso sobre filme é que ele não é americano ou britânico, como vocês talvez tenham pensado. É francês. E a França representa na busca pela estatueta mais desejada do mundo: o Oscar.

Um único acontecimento me incomodou em todo o filme e o explicarei no parágrafo abaixo. Entretanto, ele apresentará spoilers, então não o leia a menos que não se importe em saber de acontecimentos importantes de Intocáveis.

SPOILERS -> O clímax de Intocáveis se deve ao momento em que um primo de Driss aparece na casa de Philippe, que diz a seu assistente então que ele deve largar o emprego para cuidar do menino. E Driss de fato se demite. Mas não podia ser mais estranho, porque o que acontece é que Driss fica sem emprego, volta para sua antiga vida marginalizada e não cuida do primo. Isso ocasiona uma depressão de Philipp, que sente falta do seu amigo. Driss, quando descobre, retoma o emprego sem nem pensar no que será de seu primo. Só posso supor que a demissão de Driss tenha se devido apenas à necessidade de um clímax e, como os acontecimentos que a seguem são importantes, deviam ter simplesmente escolhido uma desculpa melhor. Essa é a minha única crítica. Fora isso, o filme é impecável.

Recomendo esse filme a qualquer um, independente da idade. E, se você realmente valoriza a amizade e o amor, vai se emocionar.

Veja o trailer aqui.

Até mais,
Gih

2 comentários:

  1. Uau, deve ser um filme e tanto mesmo. Gostei muito da sua resenha. Já vou anotar o nome aqui e no final de semana vou aproveitar para olhar com o meu namorado.

    Beijos
    Books and Movies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da resenha! Quanto ao filme, vale mesmo a pena assistir. Espero que goste!
      Beijos,
      Gih

      Excluir